Por que investir em imóveis é um bom negócio?
- Blog Imobisell
- 18 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 1 de mai.
O mercado imobiliário permite diversificar o seu investimento aproveitando as inúmeras oportunidades que existem ou que possam surgir

Investir em imóveis é uma das formas mais tradicionais e seguras de aplicar o seu capital, oferecendo uma certa estabilidade para gerar uma renda passiva e/ou multiplicar o valor investido, especialmente quando localizados em regiões em desenvolvimento.
O mercado imobiliário é uma alternativa muito atrativa por ser um investimento de baixo risco, rentável e com grande potencial de valorização, sendo ideal para quem tem um perfil de investidor mais conservador.
Independente do tipo de imóvel, mas com planejamento e análise cuidadosa do mercado, esse tipo de investimento será uma boa escolha.
A seguir listamos algumas etapas que você deve considerar ao investír no setor imobiliário.
5 motivos para investir em imóveis
1. Segurança
Diferentemente das aplicações bancárias e ações, os imóveis são bens duráveis e concretos, que oferecem uma grande segurança patrimonial.
Eles têm valores definidos com base no preço do metro quadrado da região, no projeto e qualidade dos materiais usados na construção, reduzindo assim os riscos de perda de valor e mesmo que ocorra uma crise econômica, o valor de um imóvel mantém-se estável.
Outro ponto que reforça o argumento de que “investir em imóveis é seguro”, é a dificuldade de se perder um imóvel. Diferente de outros bens como um carro, dinheiro, jóias entre outros, uma casa ou terreno é algo que não pode ser subtraída simplesmente retirando do local.
Para evitar problemas futuros, é indispensável fazer o registro do imóvel em nome do novo proprietário (logo após a assinatura do contrato de compra e venda), evitando assim, que possíveis ações judiciais aplicadas aos antigos proprietários envolvam o imóvel em questão.
2. Valorização
Geralmente a valorização imobiliária permite que você venda um imóvel por um preço mais alto do que você comprou, uma vez que um imóvel não tende a desvalorizar.
Devido à influência de diversos fatores, tais como: reformas, benfeitorias, conservação e documentação em dia, pode aumentar o valor da propriedade.
Outro fator fundamental para a valorização é a localização. Pois o crescimento da região no entorno da propriedade contribuem diretamente para sua valorização mesmo que o proprietário não tenha feito melhorias no mesmo.
Uma boa localização proporciona aos moradores uma melhor qualidade de vida e mobilidade, com fácil acesso as principais vias da região, transporte público e ampla rede de comércios e serviços, sem a necessidade de percorrer longas distâncias.
3. Rentabilidade
No momento em que você compra um imóvel como forma de investimento, a primeira coisa que vem em mente é o retorno financeiro, tanto pela valorização do bem com o objetivo de revenda no futuro ou pela renda passiva com o aluguel.
O primeiro passo para investir em imóveis é identificar o tipo, a localização e as características que cada imóvel deve possuir para que você faça um bom negócio tanto na venda quanto na locação.
Como todos sabem existe um déficit habitacional no Brasil e a demanda por imóveis sempre estará em alta porque a população continuará aumentando.
Mas para o negócio ser realmente vantajoso é preciso ficar atento a oferta e demanda do mercado, aproveitando o momento certo para compra ou venda obtendo assim o maior lucro possível e diminuir as chances de perder dinheiro com a vacância no caso da locação.
4 - Déficit habitacional
Um dos maiores problemas no Brasil é o déficit habitacional que é complexo e tem diversas causas que contribuem para a ampliação dessa situação e algumas das principais razões é o crescimento populacional desordenado, fatores econômicos, sociais e ambientais.
Por esses motivos a demanda por imóveis deve continuar e os investidores veem nesse segmento uma oportunidade rentável, além de ser um dos investimentos mais estáveis para quem deseja investir em imóveis para locação.
5 - Diferentes oportunidades de investimentos
O mercado imobiliário permite diversificar o seu investimento aproveitando as inúmeras oportunidades que surjam, não se limitando a casas e apartamentos prontos para morar. Imóveis comerciais, terrenos ou imóveis vendidos na planta também podem trazer retornos lucrativos para o investidor.
Conclusão
Então, visto que são várias as possibilidades e que você decidiu por investir em imóveis, e então surge a dúvida: Por onde começar?
Antes de começar a investir em imóveis, é importante fazer uma pesquisa sobre a oferta e a demanda da região escolhida, e avaliar cuidadosamente as propriedades disponíveis, comparando preço, estrutura e tendências, para assim entender qual perfil de imóvel se encaixa na sua realidade.
Para quem está começando a investir em imóveis, o mais recomendado é sempre contar com a ajuda de um corretor de imóveis ou imobiliária a fim de garantir um processo seguro do início ao fim, visando sempre o fechamento do melhor negócio para você.