top of page

Como funciona o financiamento imobiliário da caixa?

Atualizado: 18 de nov.

Passo a Passo para Comprar um Imóvel financiado


ree

O financiamento imobiliário é uma modalidade de empréstimo obtido junto a uma instituição financeira, voltado para a compra de um imóvel residencial ou comercial, sendo uma boa opção quando não se tem todo o valor à vista, e para garantir que seja um bom negócio, é preciso conhecer e analisar os fatores que influenciam a compra, como as taxas, juros e os tipos de financiamento imobiliário que existem em nosso país.


Como a Caixa é considerada o maior financiador imobiliário do país com diversas modalidades e linhas de crédito, e uma das que mais se destaca é o financiamento de imóvel novo, e as exigências não são muito diferentes de outras instituições, então, vamos falar um pouco sobre essa modalidade de financiamento.




Planejamento


A maioria das pessoas iniciam essa jornada pela escolha do imóvel ideal e após muita pesquisa esbarram na grande diversidade de estilos e valores existente no mercado, mas cada um direcionado a perfis distintos.


O financiamento imobiliário possui algumas etapas burocráticas, que muitas pessoas não sabem por onde começar e muitas vezes acabam se frustrando e consequentemente desistindo.


Visando ser mais assertivo nesse processo, especialistas recomendam o uso de um simulador de financiamento imobiliário para que o cliente possa ter uma prévia dos valores envolvidos na transação imobiliária e ter noção das suas condições para efetuar a compra.



Veja o passo a passo do financiamento imobiliário pela Caixa


1. Simulação


A simulação pode ser feita por intermédio de um corretor imobiliário ou pelo Simulador Habitacional disponível no site da Caixa e que também é disponibilizado pela maioria das instituições financeiras.


Após a simulação, fica mais fácil selecionar os planos que mais se adequam ao seu perfil e transformar a sua simulação em proposta.



2. Análise de crédito


A análise de crédito é um processo feito por bancos e instituições financeiras, que analisam o perfil do cliente que está pedindo um empréstimo ou solicitando um financiamento imobiliário, com o objetivo de avaliar se ele tem condições de arcar com a dívida que pretende assumir.


A renda do solicitante é o ponto principal, seguido por informações pessoais como idade, estado civil, profissão ou possíveis restrições ao crédito entre outros.


Sendo assim, apresente a documentação ao corretor de imóveis, construtora ou aos correspondentes bancários responsáveis pela análise, para avaliar o seu potencial de compra.



A documentação depende de cada instituição financeira, e há documentos específicos para cada modalidade, mas normalmente, os documentos exigidos para financiamento são os seguintes:


- Documento de identidade (RG e CPF);

- Declaração de estado civil;

- Comprovante de renda atualizado;

- Comprovante de residência;

- Declaração de Imposto de Renda;

- Carteira de trabalho.


É nesse momento que a Caixa identifica o tipo crédito que é mais adequado pra você e verifica outras possibilidades, como a inclusão em programas habitacionais e o uso do seu FGTS (caso tenha).


A aprovação também depende do valor do imóvel e da renda pessoal ou familiar.



3. Avaliação do imóvel


Imóvel na planta


A CAIXA disponibiliza o Portal das Construtoras* para empresas da Construção Civil com imóveis vinculados a empreendimento com a produção financiada na Caixa, para acompanhar seus empreendimentos da fase de obras até a liquidação da dívida.


Os relatórios auxiliam a conciliação e o acompanhamento dos empreendimentos durante a fase de obras e até a amortização da dívida.


Os relatórios são detalhados sobre itens específicos, tais como evolução da dívida, evolução física e financeira da obra, movimentações financeiras nos contratos, entre demais funcionalidades.



Imóvel pronto


Após avaliar suas informações, o banco analisa a documentação da propriedade e os profissionais que fazem parte do departamento de engenharia da instituição e realizam uma vistoria no imóvel.


Então, após a análise técnica do imóvel e estando tudo de acordo é emitido um laudo e o próximo passo é a aprovação do financiamento.




4. Assinatura do contrato


Após a avaliação da engenharia, e estando tudo certo, ocorre a assinatura do contrato e é necessário que o novo dono registre a casa ou apartamento no Cartório de Registro de Imóveis.


Caso o financiamento tenha sido negado, não se preocupe, descubra o motivo, regularize todas as pendências e tente de novo.





Opção: Tabela direta


Outra opção de comprar um imóvel é a "tabela direta", quando o financiamento imobiliário é negociado diretamente entre a construtora e o comprador.


A vantagem está no fato das construtoras oferecem maior flexibilidade de pagamento, agilidade na análise do crédito, podendo até parcelar a entrada. Uma desvantagem é que não é possível usar o FGTS na entrada ou na amortização, por isso, compare entre as construtoras e instituições financeiras para encontrar a melhor opção de financiamento dentro do seu perfil.




 
 
2
bottom of page