Quais fatores influenciam na valorização dos imóveis?
- Blog Imobisell
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Entender os fatores que determinam a valorização de um imóvel é indispensável para investidores, proprietários e inquilinos

A valorização imobiliária é influenciada por diversos fatores, como a localização, infraestrutura, oferta e procura, o estado de conservação, as tendências de mercado entre outros.
Por isso, investidores, proprietários e compradores devem analisar o potencial de valorização e possível desvalorização de um imóvel, tanto para locação quanto para venda.
A valorização imobiliária ao longo do tempo leva em conta o preço do imóvel na época em que ele foi adquirido e o valor de mercado praticado atualmente, podendo ser positiva ou negativa.
Confira a seguir os principais fatores que impactam na valorização de um imóvel:
Localização
A localização é um dos fatores que mais influenciam na valorização de um imóvel. Geralmente os imóveis mais próximos dos centros comerciais valem mais que os que são mais afastados.
Bairros com boa infraestrutura, fácil acesso a transporte público, oferta de serviços essenciais, comércio, escolas, hospitais, opções de lazer e outras facilidades tornam os imóveis mais atrativos tanto para quem busca comprar, alugar ou vendê-lo no futuro.
Segurança
A segurança é uma das preocupações mais importantes para compradores ou inquilinos, pois Imóveis localizados em áreas com baixos índices de criminalidade e iluminação satisfatória da via em que ele está localizado costumam ser mais valorizados.
Prédios e condomínios com portaria 24 horas, sistemas de câmeras de vigilancia e controle de acesso garantem maior tranquilidade, agregando valor ao imóvel.
Qualidade da Construção
Além da localização e da segurança, devemos observar também, a qualidade de todos os materiais utilizados na construção e no acabamento.
Um imóvel bem construído proporciona segurança e conforto, e também pode aumentar o valor da propriedade, tornando-se um excelente investimento.
A qualidade da fundação é um dos elementos mais importantes, pois vai suportar toda a estrutura da casa e os primeiros sinais de rachaduras e infiltrações na estrutura demonstram um risco à segurança, estabilidade e durabilidade do imóvel.
Portanto, em caso de dúvida, consulte um profissional qualificado para realizar uma inspeção para avaliar o estado de conservação e identificar possíveis problemas ocultos e fazer a manutenção periódica no imóvel.
Documentação do imóvel
O valor do imóvel também pode se desvalorizar caso haja algum embaraço na documentação. Por isso, é fundamental que o imóvel esteja com a documentação regularizada e os impostos e taxas em dia.
Além disso, é preciso verificar se há pendências judiciais, dívidas, heranças e inventários em andamento, consentimento de todos os proprietários ou herdeiros envolvidos com o imóvel e a certidão de ônus reais, pois são fatores que podem atrasar ou até mesmo impedir a negociação.
Conclusão
Entender os fatores que determinam a valorização de um imóvel é indispensável para que investidores, proprietários ou inquilinos possam avaliar se um imóvel está com preço justo, e a forma mais prática é comparar com os valores de imóveis similares, nas mesmas condições e na mesma região.