Apartamento na planta: 9 dicas para fazer uma boa compra
- Blog Imobisell
- 15 de mar.
- 4 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Adquirir um apartamento na planta oferece diversas vantagens que incluem preço mais acessível, excelentes condições de pagamento e grande potencial valorização

Comprar um apartamento na planta é uma oportunidade vantajosa para investimento ou realizar o seu sonho da casa própria, sendo ideal para quem não tem pressa de se mudar e ainda pode garantir uma renda passiva com a locação ou para vender e ganhar na valorização.
Além disso, é possível encontrar condições facilitadas de pagamento e opções de financiamento flexíveis, o que pode reduzir os custos da aquisição.
São diversas as vantagens de comprar um apartamento na planta, pois será uma construção nova com infraestrutura moderna com grande potencial de valorização entre outras.
Mas por outro lado, é comum que surja dúvidas ao comprar algo que ainda será construído e por isso é importante estar bem informado.
Então confira essas 9 dicas que trouxemos para você!
1. Defina o que é prioridade e objetivo
Antes de começar a busca por apartamentos na planta, é importante entender o seu perfil de comprador para identificar as melhores opções e as que atendem ao seu orçamento e necessidades.
Direcione sua pesquisa para o que você precisa e quais são seus objetivos com a compra, tipo: Moradia ou locação, quantidade de quartos, localização, área de lazer, vaga de garagem entre outros.
Lembrando que ao comprar um apartamento na planta, você está fazendo um investimento que pode ser de curto, médio ou longo prazo.
2. Escolha uma boa localização
A localização é um dos fatores que influenciam diretamente na valorização do imóvel.
• Visite o local em dias e horários diferentes;
• Verifique a mobilidade, trânsito e vias de acesso, a existência de transporte coletivo próximo, tais como: ônibus, trens, barcas, metrô, etc.
Analise a movimentação na região e quais são os serviços próximos, como escolas, supermercados, bancos, farmácias, etc.
3. Conheça o projeto
É possível conhecer o projeto através do material de divulgação da construtora, que normalmente traz fotos, vídeos, perspectivas dos espaços, plantas e até um tour virtual.
Para ter acesso ao material de divulgação completo, visite o plantão de vendas do empreendimento e fale com um(a) corretor(a) de imóveis, ele(a) o ajudará a ter uma ideia mais precisa do projeto e das opções disponíveis.
Para ajudar a visualizar melhor o apartamento na planta, algumas construtoras também disponibilizam no estande de vendas, o apartamento decorado e uma maquete do projeto.
4. Confira o memorial descritivo
O memorial descritivo é um documento público e imprescindível, de responsabilidade das construtoras e que descreve detalhadamente as características do mpreendimento, incluindo materiais que serão utilizados, áreas comuns e privativas, autorização da prefeitura para a construção, especificações técnicas entre outros e deve ser registrado em cartório.
Por esse motivo, ler e analisá-lo atentamente é útil para acompanhar todo processo de construção até a hora de receber as chaves do seu apartamento, evitando assim complicações no futuro, e não assine nada antes tirar todas as suas dúvidas.
5 - Escolha bem a construtora
Para escolher bem onde comprar um imóvel na planta, pesquise sobre a reputação da construtora no mercado, os últimos empreendimentos e a qualidade de cada obra entregue por ela.
Na busca por essas informações, procure pessoas que já compraram imóveis de construtoras, pergunte qual a avaliação delas e realize também uma comparação para saber os diferenciais de cada construtora e veja se está em sintonia com o que você está buscando.
Todas essas ações podem ser decisivas para garantir maior tranquilidade durante e após a construção.
6. Leia o contrato com atenção
Antes de assinar qualquer contrato, leia-o atentamente e certifique-se de entender todos os termos e condições descritos no documento.
Para evitar surpresas desagradáveis no futuro, você deve ler o contrato na íntegra podendo assim identificar possíveis cláusulas com termos complexos que podem ser difíceis de interpretar. Portanto, este é o momento de tirar todas as sua dúvidas.
7. Avalie as condições de pagamento
Para avaliar as condições de pagamento de um apartamento na planta, seja por financiamento bancário ou direto com a construtora, fique atento ao valor de entrada, ao número de parcelas, ao fluxo de pagamento e forma de correção monetária.
Considere a possibilidade de negociar o valor total do imóvel com as construtoras, tendo a possibilidade de obter desconto para pagamento à vista, parcelar a entrada durante o período de construção ou antecipar parcelas reduzindo juros.
8) Verifique o prazo de entrega
Quando você compra um imóvel na planta, no contrato normalmente está definido uma data para a entrega das chaves, porém a legislação brasileira prevê um período de tolerância de até 180 dias (6 meses), após a data acordada para a entrega.
Esse prazo leva em consideração imprevistos que possam surgir durante o processo de construção, como problemas com fornecedores, dificuldades climáticas, escassez de insumos, falta de mão de obra, entre outros fatores.
Durante esse prazo não incide penalidade sobre a construtora.
9 - Valorização do imóvel
Geralmente, os imóveis na planta tendem a se valorizar ao longo do tempo. À medida que a construção avança e a entrega se aproxima, a localização do imóvel se torna mais valorizada e a procura por unidades aumenta.
E assim o valor do imóvel tende a acompanhar essa valorização, proporcionando um retorno financeiro interessante.
Conclusão
Adquirir um apartamento na planta oferece diversas vantagens, uma delas é mais tempo para se organizar e planejar a mudança, além de preços mais acessíveis gerando uma economia financeira.
É um investimento que deve ser realizado com extrema atenção aos detalhes contratuais antes de fechar negócio. Assim, você terá a certeza de estar fazendo um investimento seguro e que atende às suas expectativas e necessidades.